terça-feira, 29 de setembro de 2009

Diário de Bordo - Dia 18/09/09 Sexta feira



Nesta sexta feira, a professora Ana Castro (do estágio) nos deixou com tempo livre para fazer o que quiséssemos. Então aproveitei para adiantar uma das duas regências na qual serei avaliada pela professora Fátima (da escola).
Assim, iniciei a aula perguntando se eles sabiam o que era fábula. Alguns responderam que não sabiam, outros que já tinha escutado, mas que não sabiam exatamente o que era. Então falei que a fábula é uma pequena narrativa, onde os personagens em sua maioria são animais que pensam, agem e sentem como os seres humanos. Falei também que outra característica da fábula é que sempre ao final da mesma ela destaca uma frase tratando de evidenciar a “MORAL DA HISTÓRIA”.
Aproveitando que estava falando sobre fábula, eu citei algumas fábulas muito conhecidas como: “A tartaruga e a lebre”, “O sapo e o boi”, “A lebre e a raposa”, “O leão e o javali”, “A formiga e a pomba” entre outras.
Em seguida lemos juntos a fábula “O leão e o ratinho”, e a atividade foi de interpretação de texto. Depois de feita está atividade de interpretação, solicitei que os discentes fizessem uma estória na qual os personagens fossem animais assim como na fábula.
Na disciplina de Matemática contei uma breve história de como surgiu os números, após esse momento algumas perguntas foram feitas tais como:
Onde encontramos os números?
Por que a matemática é importante para nós?
Na continuação da aula de regência foi realizada a atividade abaixo no caderno:

Escreva em seu caderno onde encontramos os números em nosso dia-a-dia. Cite cinco profissões que estão relacionadas diretamente com a matemática.

Depois que os alunos terminaram a atividade de matemática, falei o que são contos e citei alguns contos conhecidos.
Fiz a leitura do conto do Pinóquio e eles ficaram concentrados, pois tentei fazer a voz dos personagens. Logo depois do conto do Pinóquio falei sobre honestidade e o seu significado.
Para finalizar uma atividade bem simples foi passada. Essa atividade permitiu que as crianças refletissem sobre a honestidade, os ganhos em ser honesto e as perdas com a falta de honestidade.
Essa foi minha primeira regência onde a professora Fátima me avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário