terça-feira, 29 de setembro de 2009

Diário de Bordo - Dia 21/09/09




Aula de regência na qual a professora Ana Castro me avaliou.
Inicie a aula com a disciplina de Ciências. Fizemos a leitura do conto: Chapeuzinho Vermelho, fiz algumas perguntas relacionadas ao texto lido e introduzi o assunto de ciências: “Os órgãos dos sentidos”.
Expliquei cada sentido e a que órgão correspondia o sentido que estava sendo explicado.
Logo depois da explicação foi realizado um experimento que abrangia os órgãos dos sentidos:
Alguns alunos foram vendados, um por vez é claro. Utilizando diferentes objetos, alimentos ou sons, os alunos foram estimulados a reconhecerem através dos órgãos dos sentidos (tato, paladar, olfato, audição e visão) o que representava cada objeto, alimento ou som apresentado. O aluno deveria dizer as características do formato do que estava pegando; o gosto do alimento que ingeriu; o cheiro que estava sentindo e o som que havia escutado.
Em seguida foi explicado que as papilas gustativas percebem quatro tipos básicos de gostos diferentes, e cada sabor é sentido com maior intensidade em determinada região da língua.
A atividade foi de recorte e colagem sobre os órgãos dos sentidos.
Depois que todas as crianças terminaram a atividade foi hora de estudar Língua Portuguesa. Uma folha impressa com três textos foi entregue aos pequeninos para que eles lessem em silêncio isto possibilitou aos alunos através da compreensão do texto lido julgar qual o melhor título para a fábula e permitiu aos mesmos utilizarem sua criatividade. Foi pedido que os alunos reescrevessem uma frase da fábula que mais gostaram. (As fábulas utilizadas foram: A cabra e o burro, Os três bois e o leão e O javali e a raposa).
Por fim solicitei que eles escrevessem uma estória onde os personagens eram animais. Foi uma atividade de muita criatividade, pois as crianças utilizaram a imaginação associada à literatura
.

Diário de Bordo - Dia 18/09/09 Sexta feira



Nesta sexta feira, a professora Ana Castro (do estágio) nos deixou com tempo livre para fazer o que quiséssemos. Então aproveitei para adiantar uma das duas regências na qual serei avaliada pela professora Fátima (da escola).
Assim, iniciei a aula perguntando se eles sabiam o que era fábula. Alguns responderam que não sabiam, outros que já tinha escutado, mas que não sabiam exatamente o que era. Então falei que a fábula é uma pequena narrativa, onde os personagens em sua maioria são animais que pensam, agem e sentem como os seres humanos. Falei também que outra característica da fábula é que sempre ao final da mesma ela destaca uma frase tratando de evidenciar a “MORAL DA HISTÓRIA”.
Aproveitando que estava falando sobre fábula, eu citei algumas fábulas muito conhecidas como: “A tartaruga e a lebre”, “O sapo e o boi”, “A lebre e a raposa”, “O leão e o javali”, “A formiga e a pomba” entre outras.
Em seguida lemos juntos a fábula “O leão e o ratinho”, e a atividade foi de interpretação de texto. Depois de feita está atividade de interpretação, solicitei que os discentes fizessem uma estória na qual os personagens fossem animais assim como na fábula.
Na disciplina de Matemática contei uma breve história de como surgiu os números, após esse momento algumas perguntas foram feitas tais como:
Onde encontramos os números?
Por que a matemática é importante para nós?
Na continuação da aula de regência foi realizada a atividade abaixo no caderno:

Escreva em seu caderno onde encontramos os números em nosso dia-a-dia. Cite cinco profissões que estão relacionadas diretamente com a matemática.

Depois que os alunos terminaram a atividade de matemática, falei o que são contos e citei alguns contos conhecidos.
Fiz a leitura do conto do Pinóquio e eles ficaram concentrados, pois tentei fazer a voz dos personagens. Logo depois do conto do Pinóquio falei sobre honestidade e o seu significado.
Para finalizar uma atividade bem simples foi passada. Essa atividade permitiu que as crianças refletissem sobre a honestidade, os ganhos em ser honesto e as perdas com a falta de honestidade.
Essa foi minha primeira regência onde a professora Fátima me avaliou.

Diário de Bordo - Dia 17/09/09




A aula iniciou com a disciplina de Língua Portuguesa com um ditado extraído a partir do texto: “A lua no cinema”. Com o texto que lhes foi ditado a professora fez algumas perguntas para serem respondidas no caderno envolvendo aspectos relacionados à interpretação de texto e pesquisa gramatical.
Depois do lanche, a professora colocou um exemplo de um poema:
“O PALHAÇO
O PALHAÇO É ENGRAÇADO
ELE ESTÁ SEMPRE ATRASADO
FAZENDO SUAS PALHAÇADAS
O SEU LUGAR É NO CIRCO
ONDE JÁ CRIOU UM VÍCIO
DE VIVER NO PICADEIRO
REBOLANDO O TRASEIRO”.
Profª Fátima Santos
A professora pediu para que os alunos fizessem uma poesia seguindo o exemplo apresentado e que abordasse um dos seguintes temas: Professora, festival, festa, bruxa, princesa, castelo e flor.

Diário de Bordo - Dia 16/09/09

Dia dezesseis de setembro, uma data marcante na vida das estagiárias da Escola Estadual Balbina Mestrinho, pois foi o dia oficial que marcou o início das regências.
A professora Fátima não pode ir à escola por problemas pessoais e como era a regência de Marlyan ela ministrou a aula.
No início, Marlyan deu aula de Geografia que tinha por tema: “A fome”. Fez uma breve explicação e pediu para que os alunos fizessem uma redação sobre a fome e o que devemos fazer para evitar a fome no país.
Em seguida com seu mural da leitura exposto, a estagiária Marlyan começou sua regência com algumas advinhas.
Quando a professora Ana Castro entrou na sala para avaliar a regência, Marlyan já estava bem à vontade com os alunos e eu estava sentada no final da sala corrigindo os cadernos de Língua Portuguesa. Depois devolvi os cadernos e procurei ajudar a estagiária buscando não interferir, apenas entreguei as atividades para os alunos e tirei algumas fotos.
A atividade aplicada foi em uma folha de papel ofício com três textos onde eles iriam ler e colocar o título adequado.
Os textos tinham por títulos:
*O lixo na cidade;
*Tato é um barato; e
*Dona Baratinha.
Logo depois do lanche foram passadas três atividades sobre os textos e em uma delas era pedido para que os alunos produzissem um poema.
Quando os alunos terminaram de produzir os poemas, nós recolhemos as folhas e a aula continuou com uma última atividade para casa.
Foi um dia muito puxado e olha que nem era a minha regência, mas que bom que tudo aconteceu de modo satisfatório
.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Diário de Bordo - Dia 15/09/09

Logo que entramos e todos sentaram, a professora Fátima chamou quatro alunos que haviam subido as escadas correndo e pediu que eles descessem as escadas e subisse andado para aprender que não se deve correr nas escadas e nem nos corredores, pois podem se machucar e machucar outros alunos. Gostei dessa atitude dela porque não bastaria apenas um sermão, eles teriam que fazer o correto para entender melhor o que ela estava falando.
Na disciplina de Matemática, a professora passou uma atividade do livro: Projeto Pitanguá das páginas 162 e 163. A atividade abordava o assunto problemas matemáticos.
Foi uma atividade um pouco demorada, pois alguns alunos têm dificuldades com problemas matemáticos no que se refere à divisão para resolver o problema.
Depois da atividade de matemática, a professora distribuiu folhas de papel ofício rosa para as meninas e verde para os meninos, para que eles escrevessem sobre as brincadeiras tradicionais tais como: “Pula-corda, bolinha de gude, manja-pega, amarelinha, boneca, papagaio, casinha, pião”. Foi solicitado que escrevessem e representassem com desenho o que eles tinham escrito.
Por fim uma atividade de Língua Portuguesa do texto: “A roupa nova do rei”, com esse texto foi trabalhado a interpretação de texto
.

Diário de Bordo - Dia 14/09/09


Cheguei à escola alguns instantes antes do sinal tocar e fui para sala dos professores e encontrei algumas professoras. Quando tocou o sinal ajudei a professora Fátima com os materiais que ela estava carregando e fomos com os alunos para a sala de aula.
Ao chegarmos à sala, a professora pediu que os meninos arrumassem as carteiras como é de costume ser feito todos os dias. Depois da arrumação foi iniciada de fato a aula que começou com a disciplina de Matemática. Uma revisão dos assuntos: FRAÇÕES, RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS E AS QUATRO OPERAÇÕES. Estes assuntos farão parte da prova que será realizada na semana que vem nos dias 23 e24.
Essa atividade deixou a turma empenhada em fazer os exercícios, até pelo fato de muitos alunos ainda terem dificuldades nesses assuntos e precisarem praticá-los através de exercícios.
A correção dessa atividade foi realizada na lousa contando com a participação dos próprios alunos.
Depois do lanche, a correção ainda estava sendo feita.
Em seguida foi trabalhada a disciplina de Ciências com o assunto: “A Circulação do sangue” e teve como tópicos:
*O Sistema cardiovascular;
*Os órgãos do sistema cardiovascular;
*Os batimentos do coração; e
*Como se realiza a circulação.
Para finalizar esta disciplina foi feito um questionário com seis perguntas para ser respondido logo depois da explicação.
Na continuação da aula foi realizado a correção dos questionários nos cadernos.
E como não podia faltar foi passado uma atividade de Língua portuguesa:
-Faça uma cópia do texto: Tato, o pintor de palhaços.
-Explique com suas palavras o que conta a história.
Essa atividade está sendo proposta para melhorar a caligrafia dos alunos e para exercitar a grafia e a compreensão de texto.

domingo, 13 de setembro de 2009

diário de Bordo - Dia 11/09/09


A aula foi realizada na UFAM
Pauta: Sessão cinema: “A Voz do Coração”
Com o término do filme, ouve uma socialização do que havíamos assistido e por fim nos foram dado alguns avisos, tais como:
- Fazer uma lauda relacionando o filme e a realidade que estamos vivendo nas escolas do estágio.
- Na Segunda-feira dia 14 de setembro, acontecerá o inicio das regências; e
- Sexta-feira dia 18 de setembro, não haverá aula.

Diário de Bordo - Dia 10/09/09


Neste dia os alunos tiveram as seguintes aulas:

- HISTÓRIA: Escolhendo um governo (de eleição em eleição).
A professora Fátima fez a leitura coletiva e explicou os tópicos e depois foi realizado como atividade um exercício.
A professora pediu às estagiárias que corrigissem os cadernos dos alunos com exercícios deixados como atividade para casa da aula anterior.
- LÍNGUA PORTUGUESA: Envolveu uma redação em forma de receita.

“ Exemplo: Uma pitada de amor.

3 colheres de amizade
2 copos de solidariedade
Sinceridade e hostidade à vontade e após misturar, leve ao forno por 15 minutos que o amor irá aflorar”.

“de autoria da própria estagiária”

MATEMÁTICA: Discutiu-se a divisão por 20, 30, 40...
Posso afirmar que essa atividade gerou muitas dúvidas por parte dos alunos pelo fato de não estarem acostumados com esse tipo de divisão.
COMO TAREFA PARA CASA: Copia do texto: “A roupa nova do rei”.
Nas palavras da professora Fátima foi esclarecido que:
Após a realização da leitura, eles deveriam copiar e explicar com as palavras deles o que contava a história lida.

Diário de Bordo - Dia 09/09/09

A primeira aula deste dia foi Língua Portuguesa e incluiu um “ditado de palavras” a partir de um lindo poema: Os deveres do escolar.
Logo depois do ditado foi passado uma atividade:
- Pesquise no texto:
Monossílaba, dissílaba, polissílaba, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, substantivos comuns e abstratos, palavras femininas e masculinas, verbos e adjetivos.
Nesta quarta-feira, aproveitei o momento em que eles estavam lanchando para registrar através de fotografias momentos de descontração entre os alunos pelo motivo também do estágio envolver a observação “in locu” das crianças.
Logo depois do lanche, a professora permitiu que os alunos escutassem um CD de matemática que tinha como foco a tabuada. Em seguida ela passou uma atividade para casa da disciplina de Matemática. E como ainda havia tempo suficiente foi dada uma pequena pausa para que as estagiárias tirassem fotos dos alunos junto ao cartaz que continha as estórias que os alunos escreveram. Isto permitiu um momento de descontração.

GEOGRAFIA
De volta ao trabalho era hora de estudar Geografia dando continuidade ao assunto: A modernização do campo. A professora leu um texto com os alunos e lhes explicou os exercícios.

Diário de Bordo - Dia 08/09/09

A aula foi realizada excepcionalmente na terça-feira e teve como pauta:
“Socialização da terceira semana de estágio”;
“Esquema do texto: modelos pedagógicos e epistemológicos (socialização e esclarecimentos a cerca do tema abordado)”; e
“Devolutiva da primeira versão do plano temático”.
A aula terminou com a devolução dos Planos Temáticos e quem tinha alguma dúvida teve a oportunidade de esclarecer algumas coisas com a professora Ana Castro.

Diário de Bordo - Dia 04/09/09

A aula deste dia foi transferida para a terça-feira, dia oito de setembro de 2009.

FINAL DE SEMANA EMENDADO COM O FERIADO DE 7 DE SETEMBRO, DIA DA PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.

Diário de Bordo - Dia 03/09/09

Na disciplina de Língua Portuguesa foram discutidos os assuntos:
- Uso do MAS e MAIS;
- Grau superlativo dos adjetivos; e
- Pronomes do caso reto.
Já na disciplina de História, o assunto da aula foi: “Constituição do Brasil – Direitos e deveres dos cidadãos”.
A professora explicou quais são nossos direitos e nossos deveres. Foi proposta uma atividade: “Fazer uma redação que abordasse os seus direitos, tais como: direito à educação, a saúde, a moradia, a segurança, etc.
Finalmente, a professora passou uma atividade para casa direcionada à disciplina de Matemática sobre as quatro operações.

Diário de Bordo - Dia 02/09/09



Na disciplina de Geografia foi ministrada a aula que abordava o tema: “A modernização do campo”. Dentre outros aspectos abordados foram apresentados os seguintes:
- A modernização da agricultura;
- A modernização da pecuária e as modernas técnicas de extração mineral; e
- E uma breve explicação sobre a agricultura orgânica.
E como não poderia ter sido esquecida foi proposta uma atividade para que os alunos exercitassem os conhecimentos adquiridos na aula de Geografia.
Assim que os pequeninos terminarão as atividades de Geografia, a professora passou uma atividade de Matemática versando sobre “Expressões Numéricas/frações/arme e efetue.

Depois do lanche, os alunos continuaram fazendo a atividade de matemática e por fim, a professora Fátima passou uma tarefa para casa: “Fazer um diálogo utilizando um “gibi” como modelo”.

Diário de Bordo - Dia 01/09/09



Esta aula teve início com a disciplina de Matemática com uma breve revisão do assunto “Frações”. Na continuação foi explicado um novo assunto: “Frações Equivalentes”.
Aparentemente, os alunos não tiveram dificuldades nas atividades, pois a realizaram sem muita demora.
Já na disciplina de Língua Portuguesa o assunto estudado foi: “Pronomes pessoais do caso reto”. Após a explanação da professora a cerca do assunto foi passada uma atividade para colocar em prática o que tinha sido explicado.
Não posso deixar de mencionar que às terças-feiras, a professora também introduz o ensino religioso como parte das atividades da aula. Neste dia, os alunos escutaram um CD de música gospel.






Diário de Bordo - Dia 31/08/09

A aula foi ministrada pela professora titular Maria de Fátima Moura dos Santos que iniciou a aula com um texto do livro de Língua Portuguesa: “Papai Noel não é peixe” da autora Marilene Felinto.
Os alunos fizeram a leitura deste texto e em seguida uma atividade simples de interpretação de texto.
Nesta segunda-feira apenas duas disciplinas foram estudadas: a disciplina de Língua Portuguesa, a qual já citei e a disciplina de Ciências que abordou o assunto: “O Sistema respiratório”.
Foi realizada uma leitura coletiva e a cada item a professora fazia uma explicação para melhor esclarecimento tanto do assunto quanto do exercício que lhes foram proposta em seguida.