segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Diário de Bordo - 28/08/09


Seguindo a programação estabelecida pela professora Dra. Ana Castro que estabelece que às sextas-feiras as aulas sejam na universidade, assim realizou-se a aula que apresentou dentre outros assuntos a seguinte pauta:
· Socialização da 2ª semana de estágio.
· Texto: Modelo Pedagógico e modelos epistemológicos.
· Entrega da 1ª versão do Plano Temático.

A partir de uma brincadeira com balão foi dada início a divisão dos grupos para trabalharmos o texto: “Educação e construção do conhecimento (Fernando Becker).”
Fiquei com um grupo maravilhoso com as amigas: Denise, Fabíola, Fernanda, Marlyan e Vanessa.
Em seguida a professora Dra. Ana Castro fez uma abordagem geral do texto onde os grupos falaram aleatoriamente.
Todas ficaram bem à vontade para falar do texto no seu todo, mas principalmente da parte específica a que cada grupo foi destinado a desenvolver.
O termino da aula deu-se com a entrega do Plano Temático.


“NÃO EXITE SABER MAIS OU SABER MENOS. EXISTE SABERES DIFERENTES”. (PAULO FREIRE)

Diário de Bordo - 27/08/09


Mais uma vez assumimos a turma.
Começamos a aula lendo um texto do livro de História: “Direitos iguais para todos.”
Em Língua Portuguesa trabalhamos a fábula: “A Formiga e a Pomba” através de interpretação de texto. Quando eu falei que nós iríamos corrigir nas carteiras, eles ficaram bem quietinhos esperando Marlyan e eu passarmos em seus lugares.
O que observamos é que pelo fato da professora corrigir as atividades na mesa dela, essa atitude que tivemos em passar nas carteiras deles foi uma novidade, e por isso todos se comportaram.
Em matemática trabalhamos os famosos problemas matemáticos envolvendo os passos de arme, efetue e a prova real de operações numéricas.
Nem todos terminaram a atividade e dissemos que deveriam concluir a tarefa em casa.
Por fim demos um aviso: Amanhã, sexta-feira não haverá aula, pelo fato da professora Fátima não poder comparecer a escola e as estagiarias irem para a universidade (UFAM).

Diário de Bordo - 26/08/09




Marlyan e eu, mais uma vez, tivemos que assumir a turma.
A disciplina de Geografia foi à abertura de nossa aula com o tema: “A modernização do Campo.” Explicamos de que maneira a modernização contribuiu para o aumento da produtividade e como a mecanização através das máquinas serviram para diminuir o emprego da mão-de-obra no campo.
A atividade de Geografia proposta foi resolvida sem muitos problemas.
A disciplina de Matemática é trabalhada quase todos os dias antes da hora do lanche e passamos uma atividade que incluía o assunto fração.
Quando chegou a hora do lanche, deixamos as crianças brincar, pois Marlyan e eu chagamos a mesma conclusão: quando elas brincam pelo menos 10 minutos, elas se sentem mais calmas quando termina esse momento do lanche. Não posso deixar de destacar que na escola Balbina Mestrinho não tem hora determinada para a merenda e como é de costume a professora titular deixá-los brincar no fundo da sala de aula, nós também deixamo-nos à vontade neste momento.
Terminado esse momento de descontração, era hora de estudar Língua Portuguesa. Fizemos um círculo na sala de aula e contamos uma estória chamada: “Lá no fundo do Quintal” e pedimos que elas escrevessem uma estória sobre o que tínhamos lido para elas.
Os alunos gostaram, pois isso não é como a professora habitualmente procede com eles.

Diário de Bordo - 25/08/09




A professora Fátima não pode ir à escola por motivos pessoais, mas deixou atividades para trabalharmos com os alunos.
Marlyan e eu estamos nos dando muito bem com a turma, claro que tudo é uma novidade para nós e para eles também.
Iniciamos a aula com a disciplina de Língua Portuguesa com o texto: “É hora de brincar.” Depois de realizada a leitura, os alunos iniciaram a atividade de interpretação de texto proposta por nós.
Antes da hora do lanche foram corrigidos os exercícios de Língua Portuguesa e logo depois passamos uma atividade de matemática dos assuntos já estudados em aulas anteriores.
Os assuntos desta atividade incluíram: Expressões numéricas, frações e as quatro operações (arme e efetue).
Depois do lanche, os alunos terminaram as atividades de matemática. Enfim, chegou a hora de estudar ensino religioso e o tema abordado foi: “Respeitando os coleguinhas e as pessoas mais velhas.” Tivemos uma conversa e perguntamos o que eles achavam desse tema e eles começaram a dar suas opiniões.
Por fim foi passada uma atividade para casa. Fazer uma redação com o tema “Respeitar o meu próximo.”

Diário de Bordo 24/28/09


A aula começou como de costume às 13 horas com a disciplina de Ciências que abordava os seguintes assuntos: A respiração, a circulação e a excreção dos animais.
Após a realização de uma leitura, a professora Fátima explicou o assunto dando exemplos. Em seguida, foi passada uma atividade do livro para ser respondida no caderno.
Depois da correção dos cadernos foi apresentada outra atividade, desta vez da disciplina de matemática que durou o restante da aula desta segunda-feira. Esta atividade teve como assunto: “As quatro operações: Armar, efetuar a operação e tirar a prova real.”

sábado, 22 de agosto de 2009

Diário de Bordo - 21/08/09


A aula foi realizada na UFAM e teve como pauta:
*Socialização individual da 1º semana do estágio supervisionado II;
*Orientações metodológicas sobre as modalidades do estágio a serem desenvolvidas na escola;
*Plano Temático: itens constitutivos; elementos teórico-metodológicos para sua elaboração; e
*Sorteio das datas das regências.

Diário de Bordo - 20/08/09

A aula teve início com a leitura de um texto de história que tinha por tema: Exercendo a cidadania.
No decorrer da leitura, a professora explicava cada subtítulo facilitando a compreensão dos alunos na hora de realizar a atividade.
Logo depois de todos terem terminado esta atividade, chegou o momento de estudar matemática tratando o assunto: algarismos romanos.
Antes de terminar a aula, uma última atividade foi realizada em papel ofício, na qual os alunos teriam que escrever uma lenda de criação própria e fazer um desenho que estivesse relacionado com o que eles escreveram.

Diário de Bordo - 19/08/2009


Ao final da aula de terça-feira dia 18/08/09, a professora Maria de Fátima falou que iria para o curso de PRÓ LETRAMENTO e por esse motivo não iria poder comparecer à escola nessa quarta-feira e perguntou se eu poderia assumir a turma. Salientou ainda que eu não precisaria me preocupar pois ela deixaria o material necessário para ministrar a aula.
Neste dia, eu e Marlyan trabalhamos com os alunos as disciplinas:
Língua Portuguesa – leitura e interpretação de texto;
Matemática – expressões numéricas e as quatro operações; e
Geografia – Extrativismos vegetal, mineral e animal.

Diário de Bordo - 18/08/2009


A aula iniciou-se com uma atividade de construção de texto onde o objetivo era fazer com que os alunos expusessem sua criatividade.
Depois, outra atividade de Língua Portuguesa foi realizada trabalhando-se o texto: Folclore - Cultura popular. O exercício abordou a interpretação de texto, a classificação das palavras e as classes gramaticais.
As atividades de matemática envolveram exercícios de fixação sobre assuntos relacionados com a geometria e foram aplicadas após o “intervalo” destinado ao lanche dos alunos.

Diário de Bordo - 17/08/2009


O estágio já está sendo realizado na Escola Estadual Balbina Mestrinho.
A professora Maria de Fátima do 4° ano nos acolheu com entusiasmo e pediu para que Marlyan e eu nos apresentássemos à turma.
Em seguida ajudamos a corrigir os cadernos dos alunos.
O primeiro momento da aula foi feita a revisão de expressões numéricas e as quatro operações. Após foi aplicada uma atividade abordando a revisão que foi anteriormente realizada.
Em outro instante foi feita a correção das atividades e depois do lanche foi passada uma atividade de ciências que tinha por tema: Cuidando da Saúde.
A professora pediu que os alunos realizassem uma leitura de um texto em voz alta e depois da leitura ela explicou como deveria ser feita a atividade passada como tarefa para casa.

Diário de Bordo - 14/08/2009

No primeiro momento foi realizada uma reunião com os alunos que estão cursando a disciplina de Estágio Supervisionado II do oitavo período de Pedagogia da UFAM.
Pauta:
*Organização e Diretrizes do Estágio Supervisionado II
*Determinações das turmas.
No segundo momento cada professora foi para sala de aula com seus respectivos alunos.
Esse foi o nosso primeiro contato com a professora Ana Castro neste período. Os assuntos abordados foram:
*Ementa
*Avaliação
A partir de segunda-feira dia 17/08/2009, a aula de estágio será na Escola Estadual Balbina Mestrinho de segunda a quinta-feira e nas sextas-feiras as aulas acontecerão na UFAM.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Diário de Bordo




Salmo 23
O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.Faz-me descansar em verdes pastagens.Guia-me calmamente até ribeiros tranquilos.Dá novas forças à minha alma.Conduz-me pelos caminhos da justiça,para que eu honre o seu nome.
Mesmo quando andar pelo escuro desfiladeiro da morte,não terei medo,porque tu estarás comigo.A tua vara e o teu cajado me amparam.
Dá-me uma comida maravilhosa,mesmo na presença dos meus inimigos.Unge a minha cabeça com óleo.Enche-me de abundantes bênçãos,como uma taça a transbordar.Sem dúvida que a tua bondade e a tua misericórdia hão de me acompanharem todos os dias da minha vida,e habitareina tua casa para sempre.