segunda-feira, 27 de abril de 2009

Diário de Bordo - Não houve aula

Manaus, 24 de abril de 2009, não houve aula, pois a professora Dra. Ana Castro teve um compromisso inadiável com a Universidade (UFAM).

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Diário de Bordo - 6° Dia

Aos dezessete dias do mês de abril de dois mil e nove foi realizada aula que mostrou através de data-show as explicações a respeito da elaboração do nosso memorial e alguns esclarecimentos de como devemos fazer um trabalho acadêmico padronizado de acordo com as Normas da ABNT.
Não posso deixar de mencionar um momento de descontração, ou melhor, dizendo um momento NATUREZA, quando passou bem pertinho da janela uma cutia e ficamos admirando que privilégio nós temos em estudar pertinho da natureza.
Foram dados alguns avisos tais como: ler para a próxima aula o roteiro diagnóstico e a apostila do Celso Vasconcelos que tem por tema: “Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico”.

Diário de Bordo - Feriado

DIÁRIO DE BORDO
Feriado - Paixão de Cristo.



Nunca cruze os braços diante de uma situação difícil, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos por nossa salvação.



PÁSCOA
Ressurreição do Senhor.
Renovação espiritual

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Diário de Bordo - 5º Dia



Não há pior mestre do que o animado por simples fins lucrativo, nem pior pedagogia, do que a praticada sem o amor.



“O professor é como o jardineiro ele não faz a planta crescer, mas pode ajudar muito”. (Vaskowsky Morettowky)


“A única coisa que o ser humano tem em comum com outro é a capacidade de se diferenciar uns dos outros, para elaborar costumes, línguas, modos de conhecimento, instituições e jogos diversificados”. (François Laplantine)

DIÁRIO DE BORDO – 5º dia
Aos três dias do mês de abril de dois mil e nove houve a quinta aula de Estágio Supervisionado I. Foi uma aula de muitas informações a serem compreendidas. A professora apresentou a ementa e ao decorrer da aula foi nos dando alguns avisos como, por exemplo: a aula do dia dezessete será uma aula de orientação para fazermos o diagnóstico na escola de que iremos estagiar e no dia vinte e quatro a aula será na escola do estágio, para fazer a coleta de dados e assim fazer de fato o diagnóstico.
Foi visto também a resolução nº 004/00 que fala da natureza do Estágio.
E em falar de estágio, penso logo em um trabalho árduo, porém de muita importância que deve ser feito com calma, paciência e muita responsabilidade. Sabe-se que essa é a etapa final do nosso curso e é fundamental para nossa formação acadêmica.
O término da aula se deu com duas perguntas, que eram: Em que medida a resolução nº 004/00 – UFAM enseja a relação TEORIA e PRÁTICA na formação acadêmica? Qual a importância do Estágio para formação do educador?
Essas perguntas foram respondidas em grupo.